sábado, 8 de março de 2008

" EU GOSTO DE PEDRAS ROLANTES".- ( HOMENAGEM Á MULHER BRASILEIRA,PELO DIA 8 DE MARÇO,DIA INTERNACIONAL DA MULHER).




ANGÉLICA, APRESENTADORA DE TELEVISÃO.


Eu sei que às vezes as coisas não tem sido fáceis para você, ser mulher neste país machista é quase de fazer alguém arrefecer, mas eu sei que tu és forte, eu sei que tenta ser durona, eu sei que a tua sorte é você quem faz, eu sei que queres apenas seguir a tua longa e tortuosa estrada em paz. Tu lembra das histórias das grandes mulheres que passaram pela tua vida, grandes pedras rolantes, á esmagar barreiras á sua frente,sim eu gosto de pedras rolantes. Tu te lembras de tua avó materna, forte e sábia, chegou no Brasil com teu avô, debaixo de um lindo céu azul anil, chegada da Itália,sem nada,ele apenas com suas rotas botas,ela a bela madona,apenas com suas desbotadas sandálias. Aqui eles firmaram sua bela e grande estória, formaram uma extensa família, bonita e unida, sua avó sempre achou que mulher deveria votar, e que os homens deveriam ouvi-las mais, pois se realmente eram dignas de seu amor, por que também suas esposas não deveriam decidir o destino político deste país, construído e inventado com a labuta não só de mãos masculinas, mas também com a ajuda de fortes mãos femininas. Sua avó era uma mulher inteligente, uma pedra rolante, á esmagar barreiras á sua frente, sim, eu gosto de pedras rolantes.
Eu sei que te lembras agora também de tua mãe, mulher bonita, carismática, forte e sábia como a mãe dela, tua bela avó italiana, a dona Geovana, tua mãe sempre te amou, seu bem sempre buscou, de todas as fases importantes de tua vida participou, quando tu pegaste uma rara doença,um vírus que te deixou paralisada por seis meses da cintura para baixo, como aquela mulher bondosa te deu uma enorme força!Para não ficares alheia ao mundo, ela ficava horas pacientemente ao teu lado, lendo revistas e jornais que traziam consigo noticias e novidades demais, deste mundo que não para de andar, de se mover, de girar em torno do sol. Ela inventava jogos para te distrair, ensinou-te á andar de cadeiras de rodas, para que tu pudesses ir e vir. Foi uma das primeiras mulheres á votar, e de um partido político participar, pois o destino político deste seu país, para melhor ela queria mudar. Sua mãe é uma mulher fantástica, enormemente politizada, ela é uma pedra rolante, á esmagar barreiras á sua frente, sim, eu gosto de pedras rolantes. Agora tua mente viaja para o teu tempo de escola, aonde te lembras de uma jovem professora que tinhas, ela lecionava geografia e história, dava mil conselhos á você e á todas as suas jovens alunas, quando tua prima que fazia parte de sua turma de classe, em sua tenra idade, ficou grávida, e com isso sofreu o preconceito da hipócrita sociedade, foi ela quem tua prima ajudou, pois esta nobre professora não deixou, que seu radical pai, á expulsasse de sua casa, agindo como um ignorante animal, ela não admitia qualquer tipo de injustiça, principalmente contra a mulher, mesmo que o problema não fosse com ela, a valente professora não queria disto saber,metia sim, sem perguntar á ninguém, nesta briga injusta contra o sexo feminino,a sua colher. Sua professora era uma mulher nobre e justa, mestra de valores sábios e de pura e intocada alma, ela era uma pedra rolante, á esmagar barreiras á sua frente, sim, eu gosto de pedras rolantes. Estas mulheres fortes e valorosas te ensinaram á vida amar, você seguiu fielmente o exemplo delas, eu sei,é mais do que nunca, dona de seu próprio nariz, neste machista Brasil, aonde muitos que querem falar em defesa da mulher, não são sinceros, mas só querem fazer com isso chafariz,pra pretensões políticas, ah,estas são sujas almas asmáticas e hipócritas, elas são almas fétidas. Você se formou em tua faculdade, e encarou bem o mercado de trabalho, paga tuas contas em dia, anda de cabeça em pé, em tua digna vida mantém sempre tua inabalável fé, você é hoje também uma pedra rolante, á esmagar as barreiras á sua frente, sim, eu também gosto de pedras rolantes.
---------------------------------------------------------------------------
A PROSA POÉTICA POSTADA ACIMA E INTITULADA-"EU GOSTO DE PEDRAS ROLANTES-( HOMENAGEM Á MULHER BRASILEIRA, PELO DIA 8 DE MARÇO...)-É DA AUTORIA DE-, ELTON NEVES -O ANJO DAS LETRAS.

Nenhum comentário: