Google Translate

O afeto que lhe resta.

terça-feira, 21 de junho de 2011.
         Ontem dia 19 de junho de 2011 em um sábado, meu grande amigo e talentoso escritor Natanael Gomes de Alencar, publicou junto ao selo editorial “Sereia Cantadora” seu primeiro livro.  “O Afeto que lhe resta” promete ser a primeira obra literária editada dentre muitas que ainda virão, criadas pela pena autoral desse ainda jovem talento das letras provindo da cidade de Cubatão, um município que fica localizado no estado de São Paulo. Natanael de Alencar é famoso em Cubatão conhecido pelo seu brilhante trabalho como ator de teatro e artista literário. 

        Seu trabalho literário mais conhecido por amigos e leitores que ele tem em seu blog na internet é dentro do gênero da poesia, e o próprio Natanael ficou muito surpreso quando seu editor o Ademir Demarchi, escolheu dentre os muitos escritos que lhe foi enviado por ele, logo seus textos que estão dentro da categoria literária dos contos. Sim, “O Afeto que lhe resta” não é um livro de poesia como muitos que conhecem o autor cubatense podiam supor ou esperar. Trata-se de uma coleção de contos, aliás, segundo o próprio autor um dos primeiros dentro do segmento da ficção.  

      Eu estive no lançamento do livro no SESC em Santos, e pude ouvir da boca do próprio Ademir Demarchi que há tempos vem acompanhando o trabalho literário de Natanael, e apesar de ter notado uma evolução muito grande em sua escrita poética, ele achou por bem deixar a publicação de um livro de poesia para um futuro bem próximo, resolvendo agora promover o lançamento do referido livro de contos. 

    O curioso de tudo isso nesse lançamento editorial, é que além de vários outros novos autores terem sido lançados juntos com meu amigo Natanael, o selo da editora que promoveu tal evento, segue uma linha diferente do trabalho convencional das demais editoras que vemos por aí. A “Sereia Cantadora” edita livros puramente artesanais, isso é, feito a mão, totalmente adverso da maioria das editoras que preferem usar a forma industrial para criar e produzir seus livros.  Temos então livros que são feitos um a um, por mãos operárias que se empenham com afinco para que tudo saia com esmero e muito capricho. As capas dessas publicações literárias da “Sereia Cantadora” são feitas de papelão e é todas pintadas e desenhadas também manualmente.  Pessoalmente achei que o resultado final dessas capas ficou muito bom, há aí todo um conceito artístico artesanal. 

   O boneco dos livros é todo grampeado, folha a folha, e depois fixado com cola á capa deles. Os nomes do autor e do selo editorial vêem na parte da frente da capa escritos pela ponta de um pincel molhado em uma tinta, e que com certeza foi conduzida pelas mãos de uns dos trabalhadores voluntários do selo em questão, a tinta usada não saberia eu falar qual é. Mas, contudo, posso aqui também dizer que amei essas capas criativas desses livros artesanais. Cada livro custa o irrisório valor de cinco reais, valor de custo por tudo aquilo que foi gasto dentro desse projeto no mínimo ousado de seus idealistas. 

  Junto com os livros artesanais foi lançada também a revista “Babel Poética”, mas em uma outra crônica falaremos sobre esse lançamento que não deixou de ser tão importante como os dos livros. Que a “Sereia Cantadora” consiga continuar dando oportunidades para que autores ainda desconhecidos da Baixada Santista possam realizar o seu sonho de ter seu primeiro livro publicado.

  E que meu amigo Natanael de Alencar tenha dado seu primeiro grande passo dentro de uma carreira literária profícua em escritos de boa qualidade e de muito sucesso aos editá-los. Boa sorte meu amigo, e como disse André Vianco, no final da dedicatória em agradecimento a sua esposa Marisa, escrito em seu primeiro livro lançado e intitulado; Os sete. – “Agora tudo começa, e longe vai a barca”.

ELTON SIPIÃO O ANJO DAS LETRAS. 


Titulo: O Afeto que lhe resta. Autor: Natanael Gomes de Alencar. Editora: Sereia Cantadora. Valor do livro: CR$ 5, 00,00. Categoria literária: Ficção. Contos.

Contato do escritor Natanael Gomes de Alencar: nagoa@bol.com.br

Blog literário do autor: http://tabuaepaixao.blogspot.com

Para quem quiser adquirir os livros da Editora Sereia Cantadora, pode entrar em contato com seu editor Ademir Demarchi nesse e-mail: revistababel@uol.com.br

Ou entrar no site oficial da Sereia Cantadora nesse endereço virtual: http://sereiacantadora.wordpress.com

A imagem que ilustra o texto publicado acima retrata o escritor Natanael de Alencar no lançamento do seu livro no SESC em Santos, lendo o conto "O Afeto que lhe resta", o texto traz o titulo homônimo a de seu livro.

2 Comentários:

Janaina Cruz disse...

Olá Anjo :)

Ah, eu parabenizo a teu amigo, lançar um livro é o sonho de todo escritor...

Cismo que nunca vou lançar o meu, culpa do tempo... $$$$ rsrsr

MARILENE disse...

Parabéns e sucesso para seu amigo. O estilo da editora, especificado por você, é sensacional.

Bjs.

TEXTOS E CRÔNICAS DO ANJO DAS LETRAS. © Copyright 2007 - 2017 | Design By Gothic Darkness | Editado por Lizza Bathory